Shoujo, shounen e cia


Ultimamente tenho me aventurado no universo do shoujo, e fiquei com algumas impressões.
Uma das premissas mais comuns do shoujo é a de que uma garota sem nenhum atrativo óbvio (por óbvio entenda beleza) acaba atraindo a atenção do garoto mais desejado da escola. Esse garoto é lindo, eventualmente rico, e incrivelmente habilidoso com relação a basicamente tudo.
É impressão minha ou essa premissa é a mesma de uma série de livros e filmes bem famosos? Para quem ainda não percebeu estou falando de crepúsculo. Pois é, parece que Stephenie Meyer teve razoável influência dos mangas shoujo.
Enfim, não quero fugir do assunto (e qual era o assunto?). Mas não são apenas as mulheres que possuem uma fórmula pré-definida para o sucesso, os homens também possuem o seu ponto comum, animes com a temática harém.
Pois é, um personagem sem nenhuma característica marcante (um glee, um loser), do nada encontra uma bela garota, desculpem, bela seria brincar de eufemismos, a mulher mais bela que irá aparecer no universo do anime. E ela irá se apaixonar por ele, não só essa deusa, mais futuramente outras lindas mulheres se apaixonarão pro esse zé ninguém.
É interessante parar e analisar as semelhanças desses gêneros e ao mesmo tempo pensar que apesar das diferenças os pontos em comum são pontos centrais da trama. O personagem principal sempre terá o seu parceiro favorito, seja um homem em meio ao seu harém, seja a mulher em meio ao seu triângulo amoroso.
Eu não sei se sou eu, ou se são os mangakas, se é de fato a cultura japonesa, esses relacionamentos conseguem ser bem irreais. Mas ainda assim nos fazem sonhar, nos fazem idealizar, nos fazem sempre querer mais.

Comentários

Postagens mais visitadas