The Doors.


Vamos falar hoje sobre os Doors, uma banda que nasceu em Los Angeles com um grupo de jovens que curtiam um ácido e amavam uma revolta, defendiam seu estilo de vida considerado por muitos, pregresso, porém explicado por eles como expansão da mente para novos horizontes, para a liberdade, o infinito. Deste conceito foi concebido o nome do grupo, tirado de um livro que defendia a teoria de que algumas drogas podiam "abrir as portas da percepção", daí o nome The Doors.



Com a banda já formada, com os integrantes Jim Morrison (vocal), Ray Manzarek(teclado), John Densmore (bateria) e Robby Krieger (guitarra) passaram a fazer espetáculos em bares famosos como  “whisky  à go go” .Episódios polêmicos entre Morrison e a polícia eram freqüentes e isso contribuiu um tanto para sua fama de garoto rebelde.Desde muito cedo tratado com rígidas normas de comportamento por seu pai (oficial da marinha) e sua mãe( demasiadamente religiosa), Jim Morrison se tornara um jovem revoltado e sobre tudo talentoso. Suas letras poéticas e não lineares encantavam a quem ouvia suas músicas.

Como dito antes o vocalista dos doors sempre se metia em problemas com a polícia, desafiando as autoridades e zombando delas, incitava o público a disparates como arrancar a roupa e subir ao palco, usava uma calça de couro provocante e logo veio a se tornar um símbolo sexual, fazendo fotos para inúmeras capas de revista e sendo assediado pelas mulheres. Sua vida amorosa era conturbada como já é de se imaginar, pela vida tumultuada da fama, o vício e os adultérios e extravagâncias de Jim Morrison.

     


Preso por desacato à autoridade, blasfêmia e atentado ao pudor, Morrison  teve de pagar 50 mil dólares de fiança para ser solto e responder em liberdade. Dos cinco álbuns lançados pela banda os únicos a chegarem ao primeiro lugar da Billboard 200 e  Billboard 100 foram respectivamente : Waiting for the sune o single Hello ,I love you  após essas realizações muitos diziam que a banda havia se vendido, devido a mudança de estilo musical desses álbuns e aos espetáculos repetitivos onde Morrison se jogava na platéia ao final dos shows, a verdade é que já haviam terminado as letras do início da banda e estavam produzindo conteúdo novo, e ao que parece o público mais antigo não se agradou muito.

 A dependência química levou Jim ao fundo do poço, no final de   sua    carreira já estava gordo e barbado, praticamente não se   agüentava em palco e depois da sua última produção “Riders on the storm”, se retirou da banda para ir morar em Paris e viver uma vida pacata com sua namorada, lá ele veio a óbito em sua banheira após um ataque cardíaco, rumores de assassinato e de forjamento da morte foram modinhas da época, os doors continuaram por um tempo , mas já não faziam mas o sucesso de antes e logo se dissolveram, após três meses da morte de Jim sua namorada também morreu.




Comentários

Postagens mais visitadas