Pensamentos de um filósofo? Ou de um alienado?

Eu gostaria de deixar claro para os meus inúmeros leitores que eu sou um metido a filósofo. Volta e meia estou pensando sobre algumas questões que me parecem boas para inflar a minha ideia de pretenso filósofo. Portanto, já deixo claro que virão questionamentos e mais questionamentos, sem uma resposta, não pretendo elucidar nada, tenham isso em mente. Defendida a minha falha de caráter, vamos às minhas considerações super interessantes sobre a vida, o universo e tudo mais.
Em um de vários dias de intenso marasmo me vi divagando sobre a ideia de realidade. Por que não escrever a respeito? Tomada a decisão, eu não poderia deixar de me apoiar num filme que revolucionou a indústria cinematográfica. Um filme que se tornou sagrado para os nerds desse vasto mundo (não que eu seja um deles). Matrix.
O que é real? O que faz esse texto não ser apenas uma ilusão da sua cabeça, adorado leitor? Quem disse que isso não é apenas um sonho, e não sou capaz de escrever sequer uma sentença que faça sentido?
É aí que o filme Matrix traz mais perguntas do que respostas (eu partirei do pressuposto de que vocês já conhecem o filme). O mundo onde Neo vivia era falso. O mundo que ele achava ser real não passava de uma ilusão criada pelas máquinas. Mas eu me pergunto, a Matrix não podia ser apenas uma criação de Neo? Apenas uma forma dele escapar de uma realidade entediante para uma na qual ele fosse o "escolhido"?
Não Oromis, porque o que define o que é real do que é imaginário é o sofrimento. Deixe-me tentar explicar:
-Uma coisa que eu faço muito é imaginar como o mundo deveria ser e não como ele é, eu sempre me vejo divagando sobre situações da forma que eu gostaria que elas ocorressem e não da forma como elas são. Isso poderia me tornar num maluco certo? Eu perderia a noção do que é "real" e do que são as minhas fantasias. Mas não, eu posso dizer o que é "real" por um simples fator: o sofrimento. No meu mundo de fantasia não existe dor, pelo menos não pra mim. No meu mundo de fantasias tudo é perfeito. No que encaro como mundo "real" existe dor, existe sofrimento. Simples assim, certo?
Mas então por que nosso querido protagonista imaginaria um mundo muito pior do que o dito mundo "real"? Isso é prova mais do que conclusiva de que a realidade se encontrava na Matrix certo? O mundo onde existia mais sofrimento era o verdadeiro certo? Eu também pensava assim até um dos agentes da Matrix vir com essa oportuna pérola:" No começo nós criamos um mundo onde tudo era perfeito para vocês. Um mundo onde a tristeza e sofrimento não existiam, mas vocês humanos parecem achar que um mundo sem dor não passa de um sonho. Nós precisamos criar um mundo um pouco diferente do anterior." (transcrição nem um pouco literal, na verdade foi totalmente baseada nas minhas lembranças, ou seja revejam o filme para terem certeza do que foi dito)
Depois que eu ouvi isso, toda a minha crença sobre realidade ruiu de uma forma monstruosa. Acho que esse foi a ideia principal de Matrix, e devo dizer que os diretores conseguiram um belo feito.
Creio que era isso que eu tinha a dizer, fiquem atentos pois a qualquer momento postarei coisas super interessantes.

Comentários

Postagens mais visitadas