Erros que se repetem na história e Igrejas em geral

Finalmente uma postagem com um teor mais sério, finalmente demonstro algum interesse que não seja divagar de forma confusa sobre realidade ou sobre livros e animes. Finalmente esse escritor está escrevendo sobre algo de âmbito público e não direcionado a um grupo específico.
Religião sempre foi um tema complicado, desde os primórdios do homem até hoje em dia. Não se chega em um consenso, existem inúmeras religiões, ainda mais dogmas e ainda mais pessoas dispostas a se aproveitar das crenças de outras pessoas. E sempre que se menciona religião o Cristianismo sempre acaba por me ocorrer. Uma religião que comparada a outras é relativamente recente, mas que ainda assim figura como uma das maiores do mundo. E é sobre ela que pretendo falar.
Creio que todos tem noção de como começou o Catolicismo, após a crucificação de Cristo, após muitas revoltas e blablablá. Tivemos cerca de um milênio de total domínio da Igreja Católica na Europa, domínio esse que pode ter tido suas boas ações, mas que em meados do século XVI havia atingido um ponto de total corrupção. E foi essa incrível corrupção ou quem sabe o próprio Espírito Santo que acabou inspirando Martin Lutero a se rebelar. Para quem não sabe foi Martin Lutero que idealizou a Revolta Protestante, foi Martin Lutero que disse não à tirania da Igreja Católica e criou a religião Protestante.
Se passaram meio milênio e qui estamos nós. Temos a Igreja Católica em franca decadência e temos os Protestantes, mas ao pensar um pouco sobre religião na minha sala de aula, me ocorreu que os Evangélicos estão indo para o mesmo caminho da Igreja Católica daquela época. Cada vez mais são criadas novas igrejas, cada vez mais novas denominações surgem, cada vez mais afastamo-nos do caminho que a religião deveria indicar. Hoje religião é comércio, hoje em dia o objetivo não é ajudar a salvar almas, hoje em dia deseja-se apenas status e dinheiro. Não sei se minhas bases históricas estão corretas, mas se estiverem a 500 anos atrás os Católicos vendiam indulgências, peças ordinárias que eram capazes de absolver alguns pecados, mas é claro quanto maior o pecado,mais cara seria a sua indulgência. E não estamos muito longe disso hoje em dia.
A ideia de beber uma "água consagrada", de se usar um toalha que seja capaz de expiar os seus pecados me é revoltante. Ao lermos a bíblia vemos que Jesus diz que é o caminho, a verdade e a luz. Em nenhum momento menciona símbolos, altares ou imagens, então por que os pastores de hoje trazem símbolos, trazem promessas de melhoria econômica?
Não estou tentando aqui defender alguma religião, assumo a posição de que religião é como uma roupa você escolhe a que lhe cai melhor, você escolhe a que te dá conforto. Eu só acho que as Igrejas Evangélicas estão indo para um caminho que já vimos onde vai dar, então me faço a seguinte pergunta: existirá alguém pra lançar um protesto perante toda essa corrupção ou a época das revoluções acabou?

Comentários

  1. Caro Oromis, o texto apesar de muito bem escrito eu discordo e concordo em alguns pontos.
    A Igreja católica antigamente realmente houve mt corrupção e coisas absurdas mas se vc estudar um pouco a história a fundo verá que isso se deve mt as ações políticas de Constantino na época, e outra eu acredito sim mts igrejas protestantes por aí usam dos bens materiais sim , mas nem tds como eu aprendi na vida, generalizar sobre um determinado tema é errado ainda mais quando não se está plenamente integrado do assunto em si, ou quando se trata de algo de cunho pessoal como a religião. Não em entenda mal não estou dizendo que você esteja errado apenas que o fato de estar generalizando e tomando como referencia pequenos fatos sua verdade...enfim um texto bem escrito e com certeza polêmico , porém acho que seria de bom tom estudar um pouco mais de teologia, pois pelo que eu vi vc com certeza se encaixaria mt bem :3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas