Counter Strike 1.6


     Olá estimados leitores, venho até aqui discorrer sobre um game que tenho certeza a maioria de vocês ou sua totalidade já jogou, nosso bom e velho Counter – Strike, um belo jogo de tiro em primeira pessoa com uma jogabilidade tão boa que é capaz de agradar até um fã irremediável de RPG’s  como eu e o melhor, ele roda na maioria dos computadores atuais.
     Apesar de proibido para menores, e proibido no Brasil o jogo fazia e ainda faz o maior sucesso nas Lan Houses. Algumas destas oferecem prêmios aos melhores jogadores, e assim são formados os profissionais em Counter Strike, pessoas desocupadas que encontram um jeito mole de ganhar algum pessoas que dedicam seu tempo de vida para se especializar neste game viciante.
     É sempre uma grande alegria reunir os amigos para aquela partida de Counter Strike, o divertimento é certo, então é só ir para a Lan House mais próxima, dividir os times e começar a matar. O game é bem versátil, existem incontáveis mods para ele, de armas e até bots modificados, também é possível fazer o download de fases do jogo, uma de que gosto bastante é “CS rio”, ela se dá adivinha onde? Numa favela do Rio de Janeiro, com direito a vielas, reféns e até um campinho de futebol, porém pelo fato de a fase ser um tanto grande é bom que tenham bastantes jogadores.
     Existem alguns tipos de fases no jogo e cada um deles tem uma diferente função, tentarei explica-los melhor abaixo:
“Mapas de reféns (prefixo “cs_”)
O mapa contém vários reféns mantidos sob a guarda dos terroristas. Estes últimos, devem impedir que os contra terroristas tenham sucesso no resgate destes reféns.
Mapas de assassinato (prefixo as_)
No início de cada rodada um dos contra-terroristas é escolhido para ser um VIP, não podendo comprar nenhuma arma, porém equipado com um colete especial de força "200" e uma pistola para defesa. Ele deve ser escoltado por seus companheiros de equipe até um ponto de entrega (geralmente na base dos terroristas). O time adversário deve localizar o VIP e eliminá-lo.
Mapas de detonação (prefixo de_)
Nestes mapas o objetivo da equipe terrorista é detonar um artefato explosivo (bomba C4) num dos pontos de detonação possíveis (geralmente são dois pontos). A bomba C4 só pode ser colocada em uma dessas zonas pré-determinadas, também chamadas de bombs sendo o b1 e o b2. Se os Terroristas não conseguirem detoná-la ou se estes mesmos forem eliminados e a bomba não for plantada os contra-terroristas ganham a rodada. Os contra-terroristas ganham se eliminarem toda a equipe adversária antes da armação da bomba, se desativarem a bomba (o que pode ser agilizado com o auxílio de um kit de desarmamento, o defuser).” - Trecho retirado da Wikipédia.
                                                                                         

     Fora esses existem incontáveis outros mapas editados por fãs onde os objetivos são mudados, as fases são alteradas e cria-se um novo estilo de jogo dentro de uma plataforma já pré-concebida  que é o CS nesse caso. Temos, por exemplo fases em que o objetivo é fazer manobras, atravessar obstáculos, ou simplesmente a proibição e permissão de um tipo apenas de arma como faca, armas de precisão entre outras.
     Agora atentando para a história desse game, podemos dizer que foi um dos pioneiros e predecessor  dos games em terceira pessoa online/LAN. No começo ele seria uma extensão de Unreal Tournament da Epic Games, mas a Valve demonstrou interesse no produto e fez sua oferta, a Epic Games aceitou e para o seu azar o game se tornou o sucesso que é hoje.
Espero que tenham gostado, esse foi o primeiro jogo de tiro em primeira pessoa que me foi apresentado, no começo pode parecer difícil, mas com o tempo você pega a manha do game, no próximo post irei apresentar um tutorial de como jogar CS 1.6 online.

Comentários

Postagens mais visitadas