Saudades dos meus leitores e mais livros

Sentiram minha falta? Eu sei que... não vamos entrar nesses detalhes. Eu havia prometido para vocês postagens mais regulares e os meus companheiros vestiram a camisa e postaram e postaram, no entanto eu nada fiz. Peço desculpas por isso, mas o destino não conspirou a meu favor. Vocês não sabem e me sinto no dever de informá-los que agora sou um honroso universitário ou seja o meu tempo que era incrivelmente livre tornar-se-à escasso e corrido, então desde já peço perdão se eu diminuir a quantidade de textos, mas tentarei manter a qualidade que tornou esse blog numa referência em sites desse gênero na internet. Desculpas dadas, irei voltar a falar sobre livros e se vocês se deram ao trabalho de notar é isso mesmo. Quando eu começo afalar de um assunto eu falo e falo até me enjoar, fiz isso com animes e estou indo pelo mesmo caminho com relação a livros.

E hoje falarei de um livro que vocês já devem ter ouvido falar, mas ele é tão bom que não posso deixar de mencioná-lo.  As Crônicas de Gelo e Fogo. Provavelmente vocês já ouviram falar, e com certeza foram comentários positivos. É a mais pura verdade esse livro é maravilhoso, George R. R. Martin conseguiu criar um universo quase que perfeito. E é desse universo que tentarei falar.

A princípio não me senti animado a comprar essa série, tinha ouvido muitos comentários positivos, mas a ideia de mais uma saga de livros sem final não me animava em nada. Até que então numa dessas navegações nas interwebs vi uma bela promoção na Submarino e decidi comprar o livro, mas vejam como fui tolo, comprei o livro em dezembro mas só me propus a lê-lo seriamente semana passada e acreditem é maravilhoso. personagens complexos, cenários bem descritos, ação dinâmica, na verdade é difícil achar um ponto fraco  nas Crônicas de Gelo e Fogo além do fato de você sempre querer ler mais e perceber que não tem o próximo livro, infelizmente é o meu caso.
Na minha opinião o verdadeiro diferencial das Crônicas do Rei, o verdadeiro fator que torna esse livro num verdadeiro épico é a complexidade dos personagens. Aqui você não tem um personagem principal honrado mas inexperiente, você não encontra uma jovem e doce garota espirituosa que tem a capacidade de atenuar o sofrimento alheio. Aqui você tem personagens tão humanos que às vezes chegam a incomodar, personagens honrados e dignos é verdade, mas o mundo que Martin criou não é um mundo onde os honrados podem viver sem sofrer. Você irá odiar, amar, se surpreender, as ações dos personagens não são previsíveis. E é aí que George supera Tolkien. Não me crucifiquem eu ainda adoro Senhor dos Anéis e tenho um pequeno agrado por O Hobbit, mas todos tem de concordar que o ponto forte de Tolkien não eram os personagens mas sim o universo, um universo denso e complexo, mas perfeito sob muitos aspectos. É desse pensamento que me surge a seguinte questão: Como seria um livro com os personagens de Martin mergulhados no universo de Tolkien? Imaginar essa resposta me faz pensar no épico dos épicos.
     O INVERNO ESTÁ PARA CHEGAR



Comentários

Postagens mais visitadas