O Guia do mochileiro das galáxias

Feliz páscoa, que o consumismo reine por toda eternidade! A quem estou tentando enganar, se eu realmente tivesse uma postura contra a páscoa eu não compraria/receberia chocolates, mas enfim, é um bom dia onde eu TENHO que ganhar chocolate (caso queiram saber mais sobre a páscoa e seu consumo insano, procure o texto do Igor, muito bom por sinal). Ignorando essas questões complexas sobre consumismo e religião, a Páscoa é boa por outros motivos chocolates e é um feriado,né. Por que não usar esse tempo livre lendo um ótimo livro? Se vocês se fazem essa pergunta também, darei uma dica sensacional de uma coleção que fará vocês rirem, pensarem e rirem de montão.


O Guia do mochileiro das Galáxias, a famosa trilogia de cinco, é uma coleção escrita por Douglas Adams. Ela conta as aventuras de Arthur Dent, seu amigo Ford Prefect e mais alguns. Uma comédia de ficção científica muito louca que você jamais imaginou que poderia ser possível um ser humano imaginar. As coisas mais loucas acontecem com a mesma naturalidade coma qual você vai ao banheiro, perdão pela esdrúxula comparação.
Arthur Dent é um ser humano como qualquer outro, tem um emprego normal, uma casa normal, mora num país normal, até que... a Terra é destruída e ele acaba pegando carona numa nave espacial com seu melhor amigo Ford Prefect. Parece bizarro? Vocês não tem ideia, as aventuras que eles se envolvem, as coisas que eles fazem, as coisas que eles ignoram são tão... eu não sei bem como descrevê-las pode-se achar que tudo que acontece é fruto de uma imaginação superdesenvolvida; ou por outro lado, pode-se supor que os personagens são tão reais que farão o que é mais normal, ou seja o que é mais idiota opinião do autor do texto.  Essa parca resenha não faz jus à trama, se você ler esse livro livre de pré-conceitos, irá achar passagens geniais, críticas à nossa sociedade, situações em se você não rir, pode comprar uma arma e tornar-se um psicopata, pois não existe um humano de verdade aí dentro. Exageros à parte, é uma estória maravilhosa que merece ser lida, relida, rerelida, rererelida e de novo e de novo.
Sei que as minhas resenhas são sempre porcas, mas não quero narrar toda a estória e tirar a surpresa que o livro traz. Para que acha que é um investimento pesado financeiramente ou em gasto de tempo está enganado, cada livro tem cerca de 200 páginas e o submarino constantemente faz promoções, excelentes por sinal, digo todos os livros por R$40,00 entendem? Uma coisa bem acessível.
Além dos 5 livros escritos por Douglas Adams, tem um filme e outro livro. O filme foi adaptado pelo mesmo, ou seja é uma trama bem diferente da do 1º livro, ou você gosta ou odeia. Eu não gostei muito pois achei que os roteiristas destruíram a estória, mas quando soube que foi o próprio Douglas quem adaptou o filme a minha raiva diminuiu, mas só um pouco ainda, não gosto do filme. Quanto ao 6º livro, não foi escrito pelo Douglas, mas teve a sua autorização. Nunca o li, parece que nem chegou a ser lançado no Brasil, mas talvez seja uma forma de confortar os fãs, visto que muitos, inclusive eu, se decepcionaram com o final do último livro.

É isso, uma estória dinâmica, hilária, irônica, inteligente e muito mais. Se você estiver procurando por um bom livro leia-o. Se você quer se considerar um nerd tem de lê-lo, mas quem quer ser considerado de nerd? Não importam suas razões, leiam esse livro e sintam suas vidas tocadas pelo mais profundo poder divino jamais sentido nessa galáxia.
FELIZ PÁSCOA!   

Comentários

Postagens mais visitadas