Voltei

Eu sei que estava sumido e que vocês sentiram muito a minha falta, mas hoje vocês finalmente perderão esse vazio que estava assolando seus lindos coraçõezinhos. Aproveitei esse belo feriado para poder escrever esse texto e matar saudades dos meus numerosos e muito participativos leitores. Mas sobre o que você escreverá hoje Oromis? Livros, filmes, séries ou nos encantará com um olhar crítico sobre a nossa sociedade? Pois é meus amados, podem sentir-se com sorte, pois escreverei dois super textos. Isso mesmo, realmente estou sendo metido a ponto de propor-me a escrever dois textos e achar que ambos serão bons. Mas vocês poderão escolher por entre um texto mais cabeça coisa de sociólogo, sabe?, ou então por uma pseudo-resenha de um filme como se o que eu fizesse pudesse ser considerado de resenha, no máximo é um texto que menciona algum filme. Não escreverei os dois na mesma página por dois simples motivos: 1º não quero que o texto fique muito grande e acabe desanimando algum leitor mais preguiçoso; 2º quero ver qual dois dois textos tem mais visualizações e ter em mente se vocês preferem minhas pseudo-resenhas ou se preferem minha visão crítica-genial da nossa sociedade. Chega de enrolação, sei o que vocês querem.

Como primeiro texto resolvi pseudo-resenhar o belíssimo filme "Gangues de Nova York". Esse filme ressalta uma parceria que parece destinada ao sucesso, Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese. Existem inúmeros filmes que provam isso: Ilha do Medo, Os Infiltrados e O Aviador nos provam isso. Contudo Gangues de nova York foi o 1º filme que Scorsese trabalhou com DiCaprio, e sendo totalmente pessoal posso dizer que foi um maravilhoso começo. A trama tem como local uma Nova York diferente da qual estamos acostumados, suja, violenta, preconceituosa, aqui não temos aquele cenário quase mágico onde têm-se a impressão de que a felicidade está em todo lugar. Seguimos a história do jovem Amstedam, que desde jovem vive nesse ambiente, mas tudo está bem, pois seu pai, o Pastor, é o líder da gangue irlandesa. Sua vida é satisfatória até que o seu pai acaba sendo morto na sua frente por Bill, o Açougueiro.
Estamos no final da 1ª metade do século XVIII  e a cidade está recebendo muitos imigrantes, mais do que pode comportar de forma a a proporcioná-los uma boa vida, ou pelo menos condições que lhes deem uma chance de lutar. Mas não são apenas os imigrantes que sofrem, os americanos também estão sujeitos a essa falta de oportunidades. A raiva que é gerada por essa situação é enorme, e nada mais natural que os americanos culpem os imigrantes, em sua maioria irlandeses, e isso cria um ambiente de incrível hostilidade. Ainda mais natural que isso, as pessoas juntam-se em grupos ou gangues constituídos por seus "semelhantes".
Apesar de ser metido a escrever sobre filmes, não possuo um conhecimento específico realmente relevante, não posso dizer se determinado enquadramento foi bem realizado, se o figurino estava realmente bom, não posso dar um parecer realmente baseado em normas técnicas; contudo continuo a ser um metido a cinéfilo, ou seja, ignoro essas falhas e simplesmente escrevo sobre. Tendo essa minha falha de caráter em mente, podem perdoar-me caso acabe escrevendo absurdos em cima de absurdos.
Adorei completamente esse filme, desde a história muito bem ambientada, até as incríveis interpretações. Os figurinos são sensacionais, você realmente tem a impressão de que está assistindo a pessoas de verdade, que verdadeiramente estão situados no século XVIII e que tudo aquilo é real. Uma trama realmente instigante, interpretações de tirar o fôlego, Gangues de Nova York é sem sombra de dúvida um filme a ser assistido, seja apenas para se divertir ou para observar e refletir em como se sucede o preconceito para com imigrantes, preconceito para com o desconhecido. Não percam a oportunidade de assistir a esse filme, pois com certeza vocês irão apreciar esse maravilhoso trabalho feito por Scorsese.

Comentários

Postagens mais visitadas