AC/DC





 Ora vejamos, temos aqui uma banda australiana e o que dizer dela? Alguns afirmam ser a melhor banda de rock in rol de todos os tempos, sendo uma das percursoras do heavy metal que todos nós conhecemos hoje e que eu, particularmente, acredito estar piorando assim como a maioria das coisas nesse mundo. Entretanto podemos também observar divergências  em relação  à letra das musicas , que como um amigo meu disse são vagas, sem profundidade, apenas com solos de guitarra. Pois eu digo, não são apenas solos , são também riffs meu amigo ( risos).

É bem verdade que as canções lançadas pelo AC/DC  apresentam letras repetitivas e sem um objetivo aparente a não ser sacudir a multidão que grita enlouquecida ao ritmo do vocal e dos instrumentos do grupo, mas afinal, não é essa a tradução de rock ? sim, o objetivo é mexer-se, dançar, locomover os corpos entorpecidos pela música, e infelizmente , muitas vezes pelas drogas.


Agora falemos um pouco sobre a história dessa banda, e quando digo um pouco é um belo eufemismo, pois não há como realizar um texto decente sobre um grupo de rock com mais de 40 anos de existência. AC/DC foi concebida em 1973 em Sydney   pelos irmãos Angus e Malcolm Young  e apesar da insistência em afirmarem que era uma banda de heavy metal tal realidade nunca fora confirmada por seus membros que se mantinham afirmando que eram um grupo de rock and rol. O que na minha humilde e parva opinião é verdade, apesar do uso característico e “pesado” das guitarras e de solos bem executados em suas musicas, AC/DC não pode ser considerada uma banda de heavy metal  genuíno, uma vez que apesar de todos os aparatos o enfoque acabava sendo no vocal. Antes que eu me esqueça, é bom que saibam que o nome AC/DC vem de uma inscrição na máquina de costurar da irmã mais velha de Angus, e significa alternating current/direct current, em português, “corrente alternada/corrente contínua”. E eu que pensava que era por conte de antes de cristo e depois de Cristo.

Ao longo dos anos passaram por tantas transformações que se eu fosse dita-las aqui seria como o livro de Números da Bíblia, que cita cada uma das descendências e seus cargos e encargos, portanto farei ( copiarei) uma tabela com período de permanência e função na banda.  Citarei apenas os que eu, e apenas eu e a Wikipédia consideram relevantes.

Em 1975 AC/DC lançou seu primeiro álbum, High Voltage e dois anos após sofrera sua primeira mudança, o baixista Mark Evans fora substituído por Cliff Williams e em 1979 lançaram o álbum Highway to Hell , que fatalmente fora o ultimo do cantor e co - compositor da banda Bom Scott falecido em 19 de fevereiro de 1980 por intoxicação pelo álcool e “morte por desventura” aparentemente ele teria bebido demais, e ao vomitar se afogou com sua própria secreção, algo incomum, mas perfeitamente aceitável considerando que o homem era asmático, contradizendo assim  algumas teorias conspiratórias.

Na dúvida  se continuavam mesmo sem Scott  ou paravam decidiram por prosseguir pois deduziram que seria a vontade do falecido, o que é em suma uma grande hipocrisia, não estou aqui desconsiderando a possibilidade de Scott querer que o grupo continuassem e sim a razão pela qual continuaram, está claro que o que mais pesou foi o motivo financeiro e talvez o ego da banda em continuar a fazer sucesso, enfim, apenas desejo que não pensem de forma unilateral quando vislumbrarem os fatos.

Precisando de um novo vocalista decidiram por Brian Johnson  Ex –Georgie(  uma pequena e inexpressiva banda de rock de Newcastle , de uma região em que seus moradores são chamados de Georgie). Com seu novo vocalista eles terminaram de compor as musicas para seu próximo álbum de sucesso:” Back in Black” (1980) sendo o 5° álbum mais vendido da história nos Estados Unidos. No ano seguinte com  “For Those About to Rock We Salute You” ,alcançaram o 13° e 15° lugares no Reino unido e foram bem recebidos pela crítica.

Em 1983 alguns desentendimentos internos acabaram por lançar fora da banda o baterista Phil Rudd. No mesmo ano os músicos lançaram o álbum  “Flick of the Switch” que fora considerado uma decepção para os críticos que alegavam ser este apenas uma repetição desafortunada dos demais discos lançados pelo AC/DC, porém ainda conseguiu alcançar o 4° lugar nas paradas de álbuns do Reino Unido. Em seu próximo trabalho, de 1984 lançaram “Fly on the Wall” , considerado igualmente aquém das expectativas. E em 1986 com o álbum   “Who Made Who” a banda reconquistara o gosto dos críticos.

De 1987 até 2000 vários álbuns são lançados, todos bem sucedidos e bem vendidos, chegando a vender mais até que os Beattles nos Estados Unidos. Já em 1994 o ex-baterista da banda, Phil Rudd , é novamente chamado para participar da mesma, substituindo Slade. 
Em 1995 a formação da banda volta ao que era em 1980, com Rudd novamente na bateria.

O AC/DC faz sucesso até os dias de hoje, tendo nesse período de 2000- 2012 realizado uma turnê mundial , lançou também mais alguns álbuns de sucesso porém ainda com o problema da falta de mudanças, falta de criatividade nos mesmos, assinou contrato duradouro com a sony music que remasterizou os sucessos do AC/DC e vendeu, arrecadando muito dinheiro, como já era de se esperar. Podemos concluir que mesmo com alguns problemas em sua formação e nas músicas pouco criativas, temos aqui mais uma banda de sucesso que de longe supera qualquer novo grupo musical que nós conhecemos no Brasil, ok, isso não é difícil, então, quem sabe da américa latina?

Comentem, critiquem caso tenham tido paciência de ler este cansativo, desinformativo e  enorme texto, ainda me pergunto por que não passo a fazer apenas tutoriais, são as coisas mais famosas que eu tenho por aqui sabe.


Membros atuais
Função
Duração
Angus Young
Guitarra – solo
1973 – presente
Malcolm Young
Guitarra rítmica, seg. vocal
1973 - presente
Cliff Williams
Baixo, backing vocal
1977 – presente
Brian Johnson
Vocal
1980 - presente
Phil Rudd 
Bateria, percusão
1975 – 1983; 1994 - presente
Membros  que passaram
Função
Duração
Dave Evans
Vocal
1973 - 1974
Bon Scott
Vocal
1974 - 1980
Mark Evans
Baixo, backing vocal
1975 - 1977
Simon Wright
Bateria, percussão
1983 - 1989
Chris Slade
Bateria, percussão
1989 - 1994



Comentários

Postagens mais visitadas