The Graduate - Desconstruindo o Aquário


The Graduate - Desconstruindo o Aquário
  Uma leitura egocêntrica de A Primeira Noite De Um Homem




 Imagine você : recém formado na faculdade , com o carro do ano , solteiro e herdeiro de um grande negócio .Pois é , o mundo estaria aos seus pés e nada poderia te parar , a não ser uma crise existencial que assola todo ser humano em algum momento da vida ,e infelizmente , para Benjamin Braddock esse foi o momento .

A comédia-drama-romantica , se assim pode ser catálogada , dirigida por Mike Nichols em 1967, busca tirar o espectador da sua zona de conforto , fazendo com que o mesmo tente se colocar na situação da personagem , para que assim se conheça melhor .


O mergulhador 
Benjamin (Dustin Hoffman) é o tipico cavaleiro puritano estadounidense ,sempre com o cabelo penteado e dizendo sim a tudo , porém preocupado quanto ao seu futuro , ele ja não sabe se a materialidade superficial lhe preenchia ,como o  Alfa Romeo Spider Duetto 66  que ganhara de presente de formatura , ou se precisava de algo mais para poder se tornar alguem que  almeja ser .



Dessa forma , o filme começa a se desenrolar .Em seu quarto se encontra ,de frente para um aquario , onde o enquadramento da camera joga Benjamin para dentro do mesmo, a maneira de Nichols demonstrar a insatisfação e a prisão em que vive o personagem , que vem a ser quebrada com a  intervenção da senhora Robinson(Anne Bancroft).Ela não esta satisfeita com seu casamento e busca no jovem adulto , a satisfação sexual  , enquanto ele atraves dela busca quebrar todos seus tabus e se libertar do aquario .



Benjamin (Dustin Hoffman) e a senhora Robinson(Anne Bancroft)
Para quebrar seus paradigmas , a senhora Robinson , esposa do socio do seu pai , que ja nao corresponde ao marido e busca no jovem Benjamin o calor do romance . Primeiramente , seus idéais , não o deixam cair na sujeira dos hábitos do mundo real, porém tentando se encontrar se deixa levar pelo charme da luxúria .
Assim ele começa a se conhecer ,e o jovem mergulhador , está livre do aquário - por cima das águas em que afundara anteriormente . Passa a ser um homem sem medos e confiante . A falsa sensação de completude , causada pela satisfação sexual , que sua relação adúltera lhe causava , apaga por um momento ,sua vontade esencial de se encontrar sentimentalmente ,que passa a ser percebida com a aparição de Elaine(Katharine Ross), filha da senhora Robinson.


Ao perceber então que ainda não tinha alcançado sua vontade , mais uma vez temos o mergulhar de volta ao aquario , mas dessa vez ele percebe que seus pensamentos anteriores estavam certos ,que a sociedade a qual  ele convive está corrompida, e que ele so precisava se livrar da angustia e do medo de ser quem ele queria .

Elaine desperta o amor de Benjamin ,pela pureza de suas palavras e sua inocência ,o que remete ao antigo Benjamin,a sua essência ,o que desperta nele  o verdadeiro sentido que ele tanto buscava .Porém o relacionamento é interrompido pelo fantasma do passado construido por ele e a mãe de Elaine , fazendo com que a moça fuja do seu verdadeiro amor para casar com outro .




Uma vez perdido ,Ben se encontra dentro do aquario mais uma vez e é a partir deste novo amor que ele vai alcaçar sua liberdade.
A rendenção  e saída do aquario de uma vez por todas , se da quando Elaine no dia de seu casamento  deixa o noivo na igreja para fugir com Benjamin aceitando seu amor e sua palavra , enquanto Benjamin enfrenta o  marido frio ,a esposa disimulada e  os tabus da sociedade puritana , prendendo todos eles dentro dos seus proprios falsos valores ,entrando em um onibus do modelo escolar americano com Elaine fazendo uma alução a segurança uma vez perdida na gradução , agora conquistada novamente  com um novo amor .

A fuga da prisão emocional 



Essa maravilhosa produção conta não só com um grande enredo , como conta também com uma otima trilha sonora proposta pela dupla Folk Simon and Garfunkel , contando com uma das melhores múscias que eu ja ouvi , The Sound Of Silence  .



Espero que gostem dessa leitura que fiz sobre o filme . Comentem , perguntem e principalmente critiquem , estou aqui para isso.



Um abraço do exilado




Gabriel Gaspar

Comentários

  1. Muito bem escrito. Consegue convencer a qualquer um de ver o filme. Uma crítica neutra e imparcial, assim que eu gosto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas