Cadê a criatividade?



Não sei quanto a vocês, mas eu estou frustrado. Seja em filmes, animes, livros, cadê a criatividade?


Hollywood não para de fazer re-makes ou de adaptar histórias em quadrinhos. Os livros são dominados por vampiros e zumbis. Os animes são dominados pela cultura moe. Por que? Será que a fonte inspiração acabou? Ou será que eu que estou vendo coisas? Acompanhem o meu raciocínio e reflitam se estou certo ou errado.


Quem conhece Romeu e Julieta? Acho que todo mundo certo? e quem conhece a definição de releitura? Releitura não é nada mais nada menos do que pegar seja um texto, um livro, um filme, uma pintura extrair sua ideia principal e criar algo novo, simples certo? Bem é isso que tem acontecido muito com os livros juvenis de atualmente, cito: Crepúsculo, Marcada, a saga Hush Hush, Sangue Quente (pra minha infelicidade) e tantos outros livros. Temos a ideia de um amor impossível adaptada em meio a criaturas até então respeitadas, jogada e em muitas vezes mal trabalhada (Crepúsculo que o diga).


Que tal a ideia de um jovem sem habilidades em nada e bastante azarado descobrindo de repente que é a peça principal para salvar o mundo? Isso lembra alguma coisa? Percy Jackson, Eragon, Harry Potter são exemplos famosos dessa fórmula.


Sabe qual o mais interessante? Essas premissas também são usadas até a exaustão em animes e mangás. Que tal fazermos um pequeno paralelo? Vou pegar um anime bem famoso Bleach e um livro famoso também, Percy Jackson.


Bleach- Kurosaki Ichigo é um estudante normal de apenas 15 anos, até que sua vida muda completamente quando ele descobre a existência de shinigamis (deuses da morte) e acaba se tornando um também.


Percy Jackson- um garoto normal salvo por sua incrível habilidade em ser expulso das escolas onde estuda. Sua vida muda completamente quando descobre que é filho de Deus grego o que o torna um semi-deus.


Perdão pelas sinopses pobres, mas o quero dizer é as características são impressionantes. Não acreditam, não parecem? Eles são puros de coração, eles tem um incrível poder oculto, eles terão que decidir sobre o futuro dos seus mundos e não é só isso existe aquele velho clichê do herói que tem de apanhar bastante, treinar, descobrir seu poder oculto para poder salvar a humanidade e ficar com a garotinha no final. Não acreditam? Que tal buscarem informações sobre o ninja mais chato do mundo Naruto, Bleach, Eragon, Percy Jackson e comparar as suas semelhanças? São poucas?


Que tal os animes voltados para o público feminino? Mas eu já falei sobre isso num texto anterior certo? Não quero me repetir então só darei alguns nomes de animes para que vocês possam comparar: Kaichou wa Maid-sama, L♥DK leiam, assistam e comparem.


E quanto aos filmes? Quantos filmes com texto original foram premiados no Oscar de 2011? Cisne Negro e... Bastardos Inglórios foi um re-make, A rede social foi adaptado de um livro, Discurso do Rei também. Só Cisne Negro realmente possuiu um roteiro realmente original, e atualmente quantos filmes originais vocês podem me dizer? Pouquíssimos certo? Realmente, Hollywood está com um problema de roteiristas, filmes adaptados de livros, filmes biográficos, adaptações de quadrinhos, re-makes, filmes adaptados de produções estrangeiras. A criatividade está longe de Hollywood.


Eu não sei se eu consegui passar para vocês essa situação, não sei se vocês entenderam bem essa atrofiação mental dos cineastas, mangakas, autores e afins. Mas isso é algo bem frustrante, está cada vez mais difícil achar alguma coisa realmente nova e original. Tudo o que se vê por aí é mais do mesmo, as mesmas histórias, os mesmos personagens em lugares diferentes, me pergunto se a tendência é piorar ou melhorar.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas